7 principais erros que toda pessoa comete ao abrir uma empresa

Desde que os meios de produção e o consumo se tornaram dois fatores fundamentais de vida, o ser humano vem tentando criar estratégias para facilitar o trabalho e aumentar seus negócios. Contudo, antes de estabelecer uma trajetória, é preciso ter uma base para você dar início ao seu negócio.

Em meio a um contexto de pandemia, onde todos foram afetados, não ter objetivos claros e a falta de controle de todos os setores da empresa podem gerar consequências gravíssimas. Segundo dados recentes do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), cerca de 600 mil empresas fecharam as portas nos últimos dois anos.

De acordo com Emília Aurélio, é empresária e ainda atua com palestras e mentorias em gestão empresarial, existem 7 motivos que levam uma pessoa a fechar. Confira!

Falta de visão e clareza de seus objetivos e metas

Na opinião de Emília, muitas pessoas acabam abrindo um negócio no impulso e sem objetivos e planejamento bem definidos. Quem você quer atingir? Por que abrir uma empresa? O empresário estará pronto para dar início a um projeto apenas após responder essas perguntas de maneira clara.

Sonhar grande, mas não ir em busca de realizações

Sonhos são fundamentais e inerentes ao ser humano. Porém, é preciso praticar. Depois de projetar suas ideias, é necessário colocar a mão na massa.

Não ter controle financeiro do seu negócio

Parece óbvio, mas muitas pessoas acabam errando nesse quesito ao abrir um negócio, principalmente em empreendimentos de ambiente familiar. A falta de controle dos lucros e gastos é um fator perigoso que pode levar qualquer empresa à falência.

Querer fazer tudo e não investir em pessoas

Esse é um erro muito comum em empresas onde os líderes não dão autonomia. De acordo com Emília, é essencial ter pessoas boas para liderar a ponto do empresário poder sair da operação e ter mais tempo para se dedicar a uma visão estratégica do negócio. Acredite nas pessoas!

Não investir em Marketing

Falha que acontece facilmente em instituições que têm sérios problemas de visão de mercado. Segundo a especialista, não pode faltar investimentos em processos comunicacionais de bom relacionamento com o público. O marketing é o que é o que vai fazer você vender. Não tenha “pena” de investir em uma boa ideia para atingir o seu consumidor.

Não estar próximo de outros empreendedores e empresários

É fundamental compartilhar suas dores, alegrias, desafios e conquistas. É necessário que o empresário encare os outros empresários como próximos, não inimigos. “Isso faz com que você se motive e entenda que pode aprender com as conquistas dos outros”, disse Emília.

Não buscar capacitação na sua área de atuação.

Mesmo depois de seguir todos os passos anteriores, alguns acabam caindo no conto de que não precisam se atualizar. De acordo com os ensinamentos de Emília Aurélio, sempre há algo para se aprender. Para isso, sempre busque capacitação como líder e aprenda o máximo de conteúdos possíveis. Isso fará você entender melhor sobre o seu público e irá te ajudar a trazer um ambiente de trabalho ainda melhor para os seus colaboradores.