Auditoria SEO para o posicionamento do seu site

Por que você quer uma auditoria de SEO de uma consultoria seo especializada do seu site de negócios? Embora soe como uma expressão bombástica e transmita a ideia de pesquisas exaustivas (e caras!) para detectar “problemas”, na realidade é algo muito mais “próximo” de pequenas empresas e startups.

E o melhor de tudo, você pode até conseguir um de GRAÇA com o nível de profundidade e profissionalismo que as grandes empresas contratam e os especialistas de SEO usam.

Mas, voltando à questão de para que serve uma auditoria SEO –e em que consiste–, trata-se essencialmente de realizar uma análise do nosso site para detectar erros e problemas que afetam o posicionamento no Google e em outros motores de busca.

Que tipo de erros serão descobertos com uma auditoria SEO do nosso site? Depende principalmente de quem faz a auditoria e quais ferramentas eles usam para fazê-la.

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES:

Você não precisa se preocupar se não entender a que se referem todos esses conceitos de SEO, embora seja absolutamente vital que você tenha uma noção o mais clara possível do que está em jogo e das tarefas que devem ser realizadas.

Tenha em mente que muitos dos itens são aspectos que seu webmaster ou web designer conhecerá e deverá ser capaz de fazer, então você só precisa passar a eles os resultados da auditoria e pedir que eles os resolvam. Uma nova pós-auditoria deve mostrar os principais itens como corrigidos (ou simplesmente não aparecendo no relatório).

Mas tenha em mente que muitos dos itens incluídos em um relatório de auditoria SEO não têm realmente impacto no posicionamento web, e muitos outros não dependem tanto do web designer, ou melhor, são aspectos mais “técnicos” que estão além da expertise da maioria dos web designers, e exigiriam a intervenção de um profissional com perfil de desenvolvedor/programador, ou um especialista em questões como configuração de servidor e rede.

Por exemplo, um item como “velocidade de carregamento” é resultado de um conjunto de fatores, entre os quais está a otimização SEO das imagens utilizadas (que é tarefa do web designer), mas também o plano de hospedagem contratado e os recursos que tem.

É importante entender que, quando se trata de um projeto de SEO, trata-se de uma tarefa permanente que visa melhorar passo a passo, sem prazo, na qualidade e eficácia do nosso site como eixo da nossa estratégia . de marketing digital. A melhoria contínua do nosso site: esse é o nosso projeto, o nosso desafio.

Fatores analisados ​​em uma auditoria de SEO

Mas, para você ter uma ideia dos principais fatores que uma auditoria SEO do nosso site deve incluir, são estes:

  • Verificação de status: isso inclui itens como redirecionamentos (explico este ponto abaixo), URLs “amigáveis”, arquivos de robô, mapas do site, conteúdo duplicado etc.
  • Análise de página: aqui surgem questões como páginas com resposta 4xx (por exemplo, o famoso “erro 404”, que se refere a páginas que não existem mais), a extensão da URL (se for muito longa), páginas sem URL “canonical” (se houver páginas com conteúdo duplicado, o URL canônico informa ao Google qual é o “original”), páginas bloqueadas por tags “noindex” (elas informam aos mecanismos de pesquisa para NÃO indexar essa página) e outros fatores para ou estilo.
  • Meta análise: refere-se às tags (meta tags) que fazem parte do plano de fundo do site, aqueles pedaços de código escondidos da visão dos usuários, mas que contêm informações importantes para o Google e outros mecanismos de busca. A auditoria SEO analisa, em primeiro lugar, se as meta tags estão presentes em cada uma das páginas do site, e se estão corretamente otimizadas (a extensão, que não se repetem, etc.). Aqui estão duas das tags mais importantes quando se trata de obter um bom posicionamento, como “título” e “descrição”.
  • Análise de conteúdo: este item analisa questões como a extensão do conteúdo das páginas, bem como algumas tags ou meta tags adicionais às mencionadas no ponto anterior, como as correspondentes às legendas (h1 e h2).
  • Análise de links: os links –ou links– são elementos muito valiosos com base no posicionamento, e o Google valoriza muito tanto sua presença quanto sua configuração correta. Este item de uma auditoria SEO analisa todos os links presentes em um site, tanto aqueles que vinculam páginas e conteúdos dentro do próprio site (links internos), quanto aqueles que levam a sites externos (backlinks de saída).
  • Análise de imagem: fundamentalmente, outras tags ou meta tags são analisadas aqui: nos referimos às tags “title” e “alt” das imagens.
  • Otimização: uma variedade de itens bastante técnicos entram nesta seção da auditoria SEO, alguns dos quais geralmente escapam ou excedem o know-how dos web designers, embora haja especialmente um que é de responsabilidade do designer ou webmaster, e que é muito importante para melhorar a velocidade de carregamento das páginas. Refere-se à otimização SEO de imagens (tamanho e peso).
  • Usabilidade e tecnologia: por último, mas não menos importante, aqui estão alguns aspectos, entre os quais o mais crítico é sem dúvida aquele que torna a velocidade de carregamento do site. Essa é uma das principais variáveis ​​que impactam na qualidade da experiência do usuário dos visitantes do nosso site.

Acima, como parte do item “status check” do site, mencionei a questão dos redirecionamentos. A que se refere este item? Porque é importante que apenas uma das várias formas de escrever os URLs dos seus sites seja a que prevalece. 

Ou seja, quer os usuários coloquem “www”, ou “http”, ou “https”, ou não coloquem nada na frente e simplesmente escrevam o domínio (meudominio.com.br), em todos os casos devem ser redirecionados para apenas uma forma de escrevendo isso. Por quê? Caso contrário, o Google interpretará que seus sites têm conteúdo duplicado (por exemplo, ” https://webtrends.net.br/agencia-de-link-building/ e ” https://www.webtrends.net.br/agencia-de-link-building/”, mesmo que sejam realmente um e mesma página do seu site, o Google e os demais buscadores interpretariam que são duas páginas diferentes, mas, como são iguais, considerariam como conteúdo duplicado). E conteúdo duplicado é uma prática que o Google não gosta,

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