Estude em Portugal: conferência reúne Universidade de Coimbra e outras 10 faculdades portuguesas no Brasil 

O Rio de Janeiro será palco para a primeira Conferência Internacional de Estudos em Portugal, nos dias 14 e 15 de março. Promovido pelo grupo Estude em Portugal, o evento vai reunir mais de 10 faculdades portuguesas para sanar as mais diversas dúvidas sobre como ingressar no ensino portugues. Entre as universidades de Coimbra e Algarve, a conferência ainda contará com a presença de 15 presidentes de instituições politécnicas e reitores de universidades europeias.

Marcado para acontecer no Real Gabinete Português de Leitura, o evento será comandado pela organização promotora composta por estudantes brasileiros que vivem em Portugal. Esses alunos dedicam-se em orientar candidatos brasileiros sem nacionalidade europeia que desejam imigrar para Portugal por meio dos estudos.

Conheça o Estude em Portugal

O atual mentor de carreiras internacionais do Estude em Portugal, Higor Cerqueira, falou sobre o trabalho realizado pela equipe de instrutores e a expectativa para a conferência. “Durante a pandemia temos feito um trabalho intenso na promoção do ensino superior português. Nosso objetivo é facilitar o ingresso dos candidatos brasileiros nas instituições que são parceiras do nosso projeto. Por isso, este evento será um marco, já que vamos reunir os futuros estudantes e as universidades no mesmo espaço e dar a chance de interação entre eles”.

Higor também deu detalhes de como instrui esses estudantes por meio das redes sociais. “Nosso trabalho tem se destacado no instagram e youtube, onde os já estudantes em Portugal explicam todos os detalhes do processo de candidatura de cada faculdade portuguesa aderente ao Estatuto do Estudante Internacional e também mostram como são as salas de aulas, laboratórios e infraestrutura geral dessas instituições”, explicou.

O mentor afirmou que a missão do grupo de estudantes brasileiros em Portugal é democratizar o acesso à informação por meio de uma linguagem prática e tecnológica para que os candidatos brasileiros conheçam os benefícios que têm direito, mas ainda não sabem. Como exemplo, existem protocolos firmados entre o Brasil e Portugal que permitem o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o ingresso nas universidades portuguesas.

“Atualmente, mais de 50 faculdades portuguesas aceitam a nota do ENEM para o ingresso do estudante internacional e, para além das ofertas formativas nos cursos de graduação, as instituições também oferecem curso superior técnicos, mestrados e até doutorados”, destacou Higor.

Confira a lista de instituições presentes no evento

Na primeira Conferência Internacional de Estudos em Portugal, dentre os nomes confirmados estão: Universidade de Coimbra, Universidade do Algarve, Universidade Europeia, CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), Politécnico de Setúbal, Politécnico de Santarém, Politécnico de Castelo Branco, Politécnico de Tomar, Instituto Português de Administração de Marketing e Politécnico de Viseu.

Para além das Instituições portuguesas já confirmadas, a conferência também terá a presença do Gabinete de Relações Internacionais do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que juntas irão discutir sobre os desafios e conquistas quanto aos protocolos bilaterais já estabelecidos entre as faculdades públicas brasileiras e as portuguesas, para a mobilidade de estudantes internacionais.

Para quem estiver fora do Rio de Janeiro, o evento será transmitido ao vivo pelas redes do Estude em Portugal. A participação em ambas as modalidades é gratuita e os interessados devem se inscrever por meio do site: www.estudeemportugal.org/conferencia

Kk