Referência no ambiente corporativo, profissional destaca que estratégias de comunicação e marketing devem ser elaboradas paralelamente ao desenvolvimento de produtos
Mais importante do que em qualquer outro período da história, a comunicação tem impacto central no sucesso das empresas nos dias de hoje. Dessa maneira, negócios que querem prosperar devem alinhar as estratégias de divulgação, marketing e relações públicas ao desenvolvimento de produtos e serviços. É o que diz o especialista em comunicação corporativa Gabriel Kato.

Com experiência em diversas marcas nacionais renomadas, o relações públicas ressalta que, para potencializar o alcance de qualquer atividade empresarial, a comunicação não pode ficar “correndo atrás” da administração, mas, pelo contrário, caminhar ao lado.
“Ainda hoje, quando a imensa maioria dos consumidores está conectada, vejo empresas que deixam em segundo plano as estratégias de comunicação”, diz Kato. “Não à toa, essas empresas sofrem mais para conseguir deslanchar”, complementa.
Kato, também especialista em mercado de luxo, ressalta que os setores de comunicação e de administração das empresas “precisam estar alinhados”.
“As relações públicas, muitas vezes, não estão diretamente ligadas à gestão. Nessas condições, os profissionais responsáveis por fazer a comunicação da organização com o público externo precisa se desdobrar para conseguir acompanhar lançamentos de produtos, gerir crises e repercutir assuntos de interesse da empresa”, explica o especialista. “No fim, quem perde é a própria empresa”, frisa.
Desse modo, ele garante que, “para dar voos mais altos, as relações públicas devem estar inseridas nas estratégias de gestão”.
“Independentemente do porte do negócio, comunicação, hoje, é peça-chave. Quem não faz, fica para trás. E quem se adianta, alinhando gestão e relações públicas, se coloca muito à frente dos concorrentes”, declara Kato.